29 de dez. de 2014

Como economizar dinheiro para ir á Disney ! :D

Oiiieee! eu fiquei sumida né! pois é, é porquer eu estou doente! não vou dizer o motivo mais estou doente! pois é hoje eu vim aqui trazer um post bem especiall! Bem especial! Que " E eeeeee "
                                                           Disney !!!
Ir para Disney é caro e as vezes a gente junta cada moedinha para poder viabilizar a viagem. Nesses casos, o único jeito de conseguir visitar os parques é economizar de todas as formas possíveis: desde compras até alimentação, transporte e tudo mais. Hoje as dicas são para você que vai viajar com o orçamento realmente apertado e está dando valor para toda e qualquer economia.
Quando nós trabalhávamos na Disney ganhávamos o salário mínimo da Flórida, o que até dava para sobreviver bem, mas como bons brasileiros, sempre tentávamos economizar tudo para conseguir fazer umas comprinhas nos dias de folga. Resultado: a gente realmente juntava todo trocadinho para poder ir no shopping e aceitava qualquer oportunidade de economizar. Algumas dicas aqui podem parecer absurdas para você que tem mais dinheiro e confesso que não me orgulho de todas elas, mas como eu já fui uma intercambista falida, vou dividir todas as dicas de economia extrema que aprendi durante o tempo que morei em Orlando, pois podem ajudar pessoas em situação parecida. Espero que encontre uma ou outra idéia que seja útil para você também.

Evite compras dentro da Disney

Eu adoro comprar produtos da Disney nas lojinhas dos parques, mas quando estamos economizando, precisamos ser bem disciplinados com os gastos. A verdade é que a Disney sempre cobra mais caro por produtos que muitas vezes podem ser encontrados em outras lojas por preços mais competitivos. Uma capa de chuva da Disney custa pelo menos 5 vezes mais do que uma capa de chuva comprada no Walmart, onde você encontra opções por a partir de $1,00. A regra se repete para bichinhos de pelúcia, canecas, roupas com personagens e muitos outros produtos, é só comparar que você claramente vai notar a diferença de preço. É claro que a Disney tem uma variedade de produtos muito maior, mas se você encontrar algo legal nos supermercados, guarde as aquisições dentro da Disney para itens muito especiais e exclusivos do complexo. Se você realmente fizer questão de comprar suas lembrancinhas na Disney, clique aquipara ver as lojas mais indicadas.
As lojas da Disney são super completas, mas são também mais caras. Deixe para comprar o máximo possível nos supermercados e guarde as compras no complexo apenas para itens muitos especiais.
As lojas da Disney são super completas, mas são também mais caras. Deixe para comprar o máximo possível nos supermercados e guarde as compras no complexo apenas para itens muitos especiais.

Água é de graça sempre

Nem todo mundo sabe disso mas nos Estados Unidos a água da pia é potável. Ela não é a água mais gostosa do mundo mas é limpa e o melhor, de graça. Rola uma lei por lá que ninguém pode te negar um copo de água da pia (tap water) então, se quiser economizar um pouco mais, peça um copo de tap water com sua comida quando for em qualquer lanchonete ou restaurante pois não te cobrarão nada por isso.

Compre o lanche barato e encha de coisas grátis

Essa é mais uma dica que só quem realmente está na pindaíba vai valorizar, mas eu já usei muito. Alguns restaurantes da Disney possuem um ‘topping bar’ bem completo, que nada mais é do que um buffet de adições para você colocar no seu hambúrguer sem nenhum custo adicional. Não é uma refeição ideal, mas eu já comprei muitas vezes o item mais barato do menu para depois me fartar com o que era de graça: cebola, alface, tomate, repolho e até mesmo os molhos (ketchup, molho ranch, mostarda). Tudo que enche a barriga é válido nessas horas. Os melhores restaurantes para você se fartar no topping bar ficam no Magic Kingdom, são o Cosmic Ray’s e o Peco’s Bill. Se você acha que isso já não vale a economia e quer uma opção gostosa, saudável porém não tão cara, clique aqui e veja opções para comer barato na Disney fugindo do hambúrguer.
Topping Bar do Cosmic Ray's, no Magic Kingdom.
Topping Bar do Cosmic Ray’s, no Magic Kingdom.

Buttons de comemoração

A Disney possui buttons (broches) para diferentes comemorações: aniversário, aniversário de namoro/casamento, recém casados, entre outros. Para pegar um bottom de comemoração, basta pedir no Guest Relations de qualquer um dos parques ou Downtown Disney. Na época que eu trabalhava lá na Disney, eles estavam com uma campanha que presenteava quase todos os visitantes que estavam celebrando alguma coisa (ou refrigerante, ou brownie, ou chocolate quente, ou pipoca, ou qualquer outra coisa). Desde então, aquela campanha generosa da Disney já acabou, mas de vez em quando usar estes buttons ainda rendem um presente para um visitante ou outro. Por via das dúvidas, vale a pena usar, né? Eu sempre adorava fazer de conta que era recém casada com os meus amigos e receber muitas congratulações pelo parque. E não é que acabei me casando com um dos meus noivos de brincadeira (o Felipe!)? :)
Só uma coisa: não adianta pedir brinde. Eles não vão te dar se você pedir e na verdade é assim que você joga as suas chances fora. Mesmo na época da campanha em que a gente era super encorajado a presentear os visitantes, eu fazia questão de não presentear os que me pediam alguma coisa pois essa não é a proposta por trás. Então seja cara de pau a ponto de usar os buttons mas não seja tanto a ponto de pedir, ok?
Refrigerantes da Coca-Cola pelo mundo: você pode experimentar de graça na Club Cool, no Epcot.
Refrigerantes da Coca-Cola pelo mundo: você pode experimentar de graça na Club Cool, no Epcot.

Refrigerantes na Club Cool

Quando visitar o Epcot, não deixe de visitar a loja da Coca-Cola, chamada Club Cool. Além de trazer produtos super legais licenciados pela marca, é possível experimentar refrigerantes do mundo inteiro de graça (inclusive nosso amado Guaraná). É CLARO que você não vai poder morrer de beber guaraná por lá, afinal, tem que beber no copinho bem pequeno que eles te dão, mas ainda assim é ótimo para matar a vontade. Não é sempre que a Disney te dá algo de graça, então a gente sempre aproveita quando dão! :)

Chocolate da Ghirardelli

Olha eu não sei você, mas eu não nego facilmente um chocolate de graça, muito menos quando é um tão bom quanto o Ghirardelli. Esta marca de chocolate super consagrada possui uma loja em Downtown Disney e pouca gente sabe disso, mas 99% das vezes que você entra na loja, vai encontrar uma funcionária distribuindo amostras de chocolate de graça. É só uma amostrinha, mas mesmo assim, é chocolate de graça! Eu não preciso estar economizando para aproveitar essa dica, sempre que ela me oferece eu aceito de bom grado o meu chocolatinho. Até parece que eu vou dizer não.
A moça da Ghriardelli entregando o chocolate. Até hoje ela não entendeu porque tinha um turista  (o Fe) tirando foto dessa cena. :)
A moça da Ghriardelli entregando o chocolate. Até hoje ela não entendeu porque tinha um turista (o Fe) tirando foto dessa cena. :)

Dollar Menu nos fast foods

Muitas lanchonetes fast food, como McDonald’s, Wendy’s e Burger King possuem um cardápio econômico com preço fixo de um dólar. São lanches bem pequenos e não incluem a bebida ou acompanhamento, mas ainda assim é um valor muito honesto por um sanduíche. Você não compra nada nem parecido com valor equivalente no Brasil, então não dá para reclamar. Além disso, você sempre pode pedir um copo de água da pia para economizar a bebida também. Achei essa lista com alguns dos melhores Dollar Menus dos EUA que realmente já contemplam todas as opções que eu experimentei e mais algumas adicionais. Dá para comer por um dólar e ainda variar o cardápio!

Supermercado é sempre mais barato

A não ser que você resolva sobreviver de Dollar Menu, os restaurantes e lanchonetes, tanto fora como dentro da Disney cobram muito caro pelas quando comparados com os preços de uma refeição comprada no Walmart. É claro que a qualidade do seu prato num restaurante vai ser maior, mas se a gente pensar na comida como algo funcional para você matar a fome (como a gente pensa quando quer economizar) comprar comida no supermercado passa a valer muito a pena.
Falando primeiramente de comendo nos parques, dá para comer muito melhor e mais barato se você comprar sua comida fora da Disney e levar tudo na sua mochila. Seguindo as regras impostas pelos parques, você pode levar para dentro do parque a sua própria garrafa de água, seu refrigerante e até o seu próprio almoço – um sanduíche ou algo do tipo. Com isso, você conseguirá economizar uma bela grana no fim da viagem. Se quiser ver as regras para entrar com sua comida dentro dos parques da Disney, clique aqui.
Para as refeições fora do parque, a mesma regra é válida. Se o seu hotel não incluir café da manhã na diária (como a maioria) vale muito a pena comprar alguns itens no supermercado e garantir o café da família toda. Os americanos já tem o costume de comer muito mais que a gente no café da manhã mesmo. Para a maioria dos brasileiros só um pão com manteiga e o leite já estão mais que bom…para quer gastar com mais do que isso? Os mais profissionais até compram uma torradeira e cafeteria (que custam menos de 10 dólares cada no Walmart) para fazer a torrada dentro do quarto do hotel. Se gostou da idéia, lembre de checar se o seu hotel já não oferece uma torradeira nas áreas comuns de alimentação (os da Disney oferecem, por exemplo).
Este é mais um exemplo de economia que uns e outros podem achar absurda mas faz a maior diferença no bolso até o final da viagem. Pense em uma família de 4 pessoas pagando pelo café da manhã em lanchonetes todos os dias durante uma viagem de 15 dias. Se o valor médio por pessoa for de 10 dólares com taxa, já serão 600 dólares de café até o fim da viagem! É dinheiro pra caramba que poderia ter sido melhor aproveitado nos shoppings, então pense duas vezes antes de julgar quem compra a torradeira no hotel. Quando eu morava em Orlando, comprei a torradeira mais barata que achei (6 dólares) e meu café da manhã era sempre torrada, waffle de torradeira ou folhado de torradeira. Sempre uma refeição barata e feliz.
Se você realmente estiver numa pindaíba danada, para almoço/jantar fora do parques, fica a dica dos pratos congelados vendidos nos supermercados, muito provavelmente a refeição mais consumida pelos intercambistas da Disney tanto pela praticidade como pelo preço. Ok, mais pelo preço mesmo. Os americanos adoram uma refeição congelada e a gôndola de refrigerados dos supermercados traz uma variedade enorme de produtos. O nosso foco sempre foi muito claro: os pratos prontos de 1 dólar. Não é a refeição mais farta do mundo mas tem comida os suficiente para saciar a fome e uma qualidade bem justa.
Sei que não dá para pedir muito por esse preço, mas eu até que gostava de verdade. As marcas que a gente mais comprava era Michelinas e Blanquet. O Felipe sempre comprava um congelado da Blanquet que vinha até com um brownie de sobremesa. Um amigo meu que tá trabalhando lá e de volta a vida dos congelados me informou que a Pot Pie da Banquet cumpre muito bem o seu papel. Confesso que até hoje, de vez em quando gente ainda compra esses congelados para matar a saudades, o que prova que eles realmente não são de todo mal. Outra opção de refeição completa e barata são as comidas enlatadas. Já aviso que eu nunca fui muito fã não, mas o Felipe adorava, até trouxe pro Brasil. São refeições bem completas, super conservadas e por um preço bem acessível.
Freezer típico de funcionários da Disney brasileiros, completamente lotado de congelados de 1 dólar.
Freezer típico de funcionários da Disney brasileiros, completamente lotado de congelados de 1 dólar. As com a etiqueta “F” eram os do Felipe.

Cici’s Pizza

Se você seguir todas dicas que eu estou te dando nesse post, é provável que em algum momento sinta a necessidade de enfiar o pé na jaca e comer sem porção contada. É aí que o Cici’s entra. Este achado da comida trash de Orlando é um buffet de pizzas onde você paga apenas US$5,00 por pessoa e come quanto quiser. Tem pizza de uns sabores bizarros, como Mac n’ Cheese, mas tem sabores normais para todos os gostos também. A fartura é grande e você pode comer sem se preocupar com a conta. Um dia eles até deixaram a gente levar mais pizzas para casa pra guardar, mas acho que foi só uma excessão.

Refeição + Carona

Se você está em Orlando sem carro e pretende fazer refeição no Camila’s ou noVittorio’s, dois restaurantes brasileiros bem mais ou menos mas com alternativas econômicas, fique sabendo que ambos oferecem um serviço de transporte até o restaurante e de volta para a sua casa. Eu não vou mais esses restaurantes porque não sou fã de nenhum dos dois, mas quando eu morava lá e estava afim de comer arroz e feijão sem gastar muito, eu usava o serviço de transporte gratuito para me levar até o restaurante, comia e depois pedia para me deixar no shopping, supermercado ou onde quer que fosse o meu destino no dia. Assim eu já economizava um trecho do taxi que eu gastaria para ir ao shopping e ainda já resolvia meu almoço. Em geral o almoço com a carona saía mais barato do que o valor de taxi da minha casa até o shopping, então sempre era uma boa. Só não vá cair na tentação de comprar cosméticos na Perfumeland, que fica do lado do Vittorio’s, pois muita gente já se deu mal lá, como falamos na matéria sobre cosméticos em Orlando.

Minimize os gastos com taxi

Falando em carona, se você não pretende alugar carro e vai ficar na dependência de taxi durante a sua viagem, programe todo o seu roteiro para minimizar o seu gasto com transporte. Se for visitar o Florida Mall, já vá também a Best Buy, Toys R’ Us e Target que estão ali do lado a uma bandeirada bem mais barata do que se você deixar para voltar outro dia. Tente juntar toda a sua programação de acordo com as regiões de cada destino, de forma a deixar o mínimo possível na mão dos taxistas.

Atenção com as suas notas fiscais

Muitas vezes no passado, a Disney fez promoções silenciosas em suas notas fiscais das lanchonetes quick service. Só os muito atentos aproveitavam os descontos, mas em certas épocas (e em alguns casos apenas nos horários fora do pico dos horários de almoço e jantar) as notas fiscais destes restaurantes vinham com o anúncio de uma promoção discretamente impresso no final do comprovante de pagamento. Ninguém te falava nada e se você tivesse sorte, descobria sem querer. Faz pelo menos 2 anos que eu não escuto mais falar desse tipo de promoção, mas como a Disney gosta de voltar com suas modinhas de tempos em tempos, eu sempre presto bem atenção no que está escrito na minha nota fiscal antes de me desfazer dela. Não custa nada, né?
E você? Já foi pra Orlando com pouco dinheiro e precisou economizar tudo o que podia e não podia? Conte pra gente aí em baixo nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário